sábado, 22 de janeiro de 2011

Jibóia: A Trepadeira Encantada

* Nome Científico: 
Sob o nome de Jibóia são conhecidas diversas espécies de trepadeiras. Dentre algumas espécies estão:
- Scindapsus aureus (Rainha-Marmórea/ Jibóia-branca)
- Philodendron scandens (Jibóia-verde)
- Epipremnum pinnatum
* Nomes Vulgares: 
Jibóia; era-do-diabo; rainha-marmórea; jibóia-verde.

As jibóias são plantas encantadas, as referências aos poderes sobrenaturais dessas plantas são mais comuns na região norte e nordeste do Brasil, onde várias lendas envolvem o vegetal. No que diz respeito a regência astrológica são plantas de marte. 

Cultivada em casa, uma jibóia protege os moradores contra energias nocivas que podem ser enviadas por visitas desagradáveis, bem como afasta tais visitantes.

Algumas pessoas acreditam que quando uma jibóia é cultivada onde há uma mulher solteira, a planta é capaz de atrasar ou atrapalhar um futuro casamento, pois afasta possíveis pretendentes. 

Algumas crendices populares contam que esta planta é capaz de atrair uma cobra. Outras lendas contam que a tal cobra da planta não é física, mas sim espiritual, seria um espírito guardião do vegetal, que protege a planta e aquele que cuida dela. 

Há versões de lendas que falam sobre um ritual em que esse espírito guardião seria despertado, na linguagem popular, esse tipo de prática é chamada de "curar a planta", ou seja, despertar sua magia. Conversando um pouco com minha avó, ouvi uma versão de que a jibóia teria de ser curada com uma espécie de água de fumo. É o seguinte, é como se o espírito da planta estivesse dormindo e, para ser despertado, precisace receber um tratamento com uma espécie de poção. 

Em uma das versões que conheço, essa poção é feita com um punhado de tabaco desmanchado em água. A pessoa que cuida da planta deve regar a planta com essa água durante toda sexta-feira, para que o espírito vegetal, agradecido, proteja a casa. Em outras versões há registros de que pessoas regam a planta todos os dias, ou em intervalos de tempo diferentes.

Outra lenda curiosa que envolve a jibóia conta que quando algum morador da casa está prestes a falecer, a planta começa a derramar lágrimas, em forma de exagerada quantidade de orvalho que sai das folhagens. No geral, por experiência própria posso afirmar que a jibóia é uma excelente planta mágica de proteção. Quando cultivada em casa, aconselho que se coloque o vaso em uma área aberta, perto da entrada ou da janela.

50 comentários:

Unknown disse...

Prezado,

Estou buscando as propriedades mágicas da jibóia. o seu vídeo foi desabilitado.
H´´a condições de vc postar para nós algo sobre esta planta.
Muito obrigada.
Débora

Sinisilva19@gmail.com disse...

Nossa ,tenho uma linda aqui em casa e nem sabia de tudo isso , bom saber.

Unknown disse...

Tenho duas lindas na minha sala!várias vezes já vi elas lacrimejando!

Unknown disse...

Tenho duas lindas na minha sala!várias vezes já vi elas lacrimejando!

Unknown disse...

Tenho duas lindas na minha sala!várias vezes já vi elas lacrimejando!

Unknown disse...

Essa planta afinal é do bem ou do mal?

Unknown disse...

E faleceu alguém????🙈🙈

Unknown disse...

E faleceu alguém????🙈🙈

Cristina santos disse...

Tenho varias, é do bem ou mal?

Cristina santos disse...

Tenho varias, é do bem ou mal?

Unknown disse...

Adorei Eu tenho essa planta e não sabia dessas coisas nem como cuidar obrigada

Unknown disse...

Adorei Eu tenho essa planta e não sabia dessas coisas nem como cuidar obrigada

Unknown disse...

Minha vó tinha uma em casa. Foi uma mulher na casa dela, elogio a planta e ela morreu. No dia 09 de Abril minha vó faleceu.

Unknown disse...

Tenho uma jibóia no muro, ela subiu no muro, a vizinha cortou, pega sol escaldante, nunca molho e ela não morreu, engrossou o caule, está agarrada no muro e suas folhas são enormes. É a planta mais forte que já ví, e dizem que não presta ter dentro de casa, causa brigas. Na verdade eu não sei, mas eu gosto muito dela.

Unknown disse...

Essa planta é do mal,cuidado.

Unknown disse...

Acabei de ver uma matéria de feng shui,que diz q não é bom ter jibóia dentro de casa

Unknown disse...

Como fazer essa base que sustenta a jibóia???.desse vaso acima.

Anônimo disse...

Queria saber se a pata jiboia ela chora dentro de casa começa a pingar água nas folhas da Jiboia é normal isso ou algo que está acontecendo dentro de casa

Anônimo disse...

Jibóia chora

Unknown disse...

Me diz uma coisa essa é do mal

Vera Ramos disse...

Minha tia me contou que se as pontas da jibóia encostarem no chão, o dono da casa morre!???

Unknown disse...

É uma planta amaldiçoada

Unknown disse...

Vou arrancar a minha ..agora fiquei com medo.

Unknown disse...

E uma planta do bem como qualquer outra planta a planta e qualquer outra coisa da natureza so tras pra perto aquilo que voce acredita e pensa e so ter cuidado com seus pensamentos e pensar so em coisas boas e positivas

Unknown disse...

A minha jibóia tem chorado essa semana, isso é normal?

jj disse...

Essa planta me persegue,sou meio natureba, muito protetor das plantas. Sempre que vejo alguma platinha em vaso exturricado de sêde, seja lá onde for dou sempre um jeito de regar nem que seja apenas com um copo dagua.E na minha casa tem várias dessa plantinha, e sempre faço mais uma muda apesar de bem bonita ela é muito frágil e quebra os galhos com muita facilidade basta eu ver um galho quebradalo dessa plantinha pra surgir uma nova muda em minha. Mas até eu não sabia de desses detalhes e é uma pena porque eu amo cuidar dessa platinha, o último galhinho que eu encontrei está pendurado plsntadinho sobre a minha geladeira, e acabei de regar. Por gostar tanto dessa plantinha acho que não vou dá a menor importancia para o que estão dizendo, boa sorte a todos. Inté...

Unknown disse...

Acho muito linda, e acredito nos seus poderes. Não tenho pq ouvi dizer que é uma planta que causa a separação de casais. Isso procede?

Unknown disse...

Comprei uma para meu estabelecimento, fica do lado de fora do meu salão, porém fiquei pensando nas coisas que falaram acima, fiquei foi com medo,rsrsrs comprei de uma senhora que foi na porta me oferecer. Será se é bom ter no estabelecimento? Ela está em um vaso no chão comentaram ai quê se as folhas encostarem no chão o dono morre então ferroh será se isso tudo procede?

jj disse...

Meu amigo, tudo depende daquilo que tu scredita. Se você acredita que o mundo vai acabar em fogo então é capaz que você morra num incêndio. Se acreditar que o seu salão que o seu salão vai termuitos clientes e você vai ganhar muito dinheiro, ter muitos empregados viver muito bem, isso com certeza vai acontecer, ou seja TUDO DEPENDE DA NOSSA FÉ eu prefiro só acreditar em coisas boas, sua mente transforma em r ealidade tudo aquilo que acredita
Pensamentos tem muita força... Já pensou nisso. Essa plantinha eu acredito que uma mera crianção da natureza, quando eu falei acima que ela me persegue eu apenas briquei é que eu não consigo ver uma plantinha que não esteja sendo regada com cuidado que ela mereça, afinal ela simplesmente não pedio pra ser plantada aqui ou ali. Para não me extender mais aqui se você me mande um email que te dou algumas dicas de como cuidar melhor dessa plantinha. Forte abraço.

Unknown disse...

SE O SENHOR NAO EDIFICAR A CASA, ENVÃO VIGIA OS QUE NELA HABITAM. CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁ SALVO TU E A TUA CASA

Unknown disse...

Kkkk crenças coisa de pessoas antigas e ignorantes atrasadas e uma planta normal igual as outras

Mundo Estranho disse...

A jibóia e uma planta magica sim, mas aconselho a rega- lá com agua de carne, (agua com sangue de carne), regue-a sempre falando com ela , e pedindo proteção.....verar o crescimento absurdo da planta.....

Saramama disse...

Me desculpe dizer mas......vc está dando muita água ��
Quando se dá água em excesso,para não acumular água ela solta pelas folhas.Somente isso!

Saramama disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saramama disse...

Absurdo!
Pensa bem !!Essas coisas se falam no Brasil.
Tipo aqui no Japão a palavra dessa planta é a eterna riqueza.
Por esse motivo se é usado em halls de bancos e em casas também.
E diz também longa felicidade.
Toda planta é da natureza. Se algum louco usou ela para fazer alguma coisa ou acredita em alguma coisa é problema dele não da coitada planta.
Então cuide dela com carinho porque ela é linda e acima de tudo ela vai purificar o seu ar.

Unknown disse...

Bom dia! Agora fiquei preocupada, minha jibóia não tem nem um mês q tá no meu quarto. Hoje me levantei e ela estava chorando....

Unknown disse...

Conheço algumas plantas que tem esses poderes místicos de se materializar em algum guardião ☺ mais para se materializar precisa de água com sangue ☺

Unknown disse...

Mais tem uma coisa ☺ não se deve dizer os poderes delas a todo mundo kk pq o encanto da planta pode se quebrar ☺☺ Sou candomblecista é acredito muito nós encantos das plantas

Unknown disse...

Gosto muito de trocar conhecimento com pessoas que conheçam as plantas encantadas é outros tipos de ervas é plantas☺ pq todas as plantas são encantadas é sagradas ☺☺

Unknown disse...

Chamem no WhatsApp pra trocar conhecimento 69999224344

iris inez rose e gilvanda disse...

Bobagem

Unknown disse...

Tenho uma planta giboia na minha sala, ela quando está com sede faz barulho como chocalho,esse mistério ainda não foi desvendado se alguém souber de algo avisa

dany disse...

Eu tbm amo e não acredito nessas coisas

Unknown disse...

Tenho da verde,e essa semana ganhei uma muda da minha mãe da jibóia mista, acredito que essas plantas, são boas, não faz mal nenhum cultivalas,e agora estou num vício de plantas kkkkkkk

Unknown disse...

Tenho a planta jiboia é acho linda amo as plantas, coloquei ela a minha cozinha e ela amanheceu chorando mais não vejo mal nenhum, não acredito que venha fazer mal algum só o bem pois traz alegria para a casa, fica tudo mais lindo quando enfeitamos nossa casa com plantas pois elas trazem boas energias.

kenia disse...

Olá ! Posso confirmar que está planta tem realmente o poder de mudar a enerhia do ambiente e até sugar energias negativas no nosso corpo , sou medium e tive essa experiência e naquele momento não sabia o que estava acontecendo, mas foi confirmado depois que ela estava sugando uma energia negativa , que me fazia adoecer.Gratidão a Deus por tanta sabedoria.

Unknown disse...

Essa lenda de morte n tem nada a ver viu .e um motivo de manter o equilíbrio da água

jj disse...

Essa planta tem o real poder de te avisar se alguém que está frequentemente na sua casa se a energia é boa ou não, ela suga toda a força negativa que a pessoa traz, tive até dó de um pesinho de jobóia que eu tinha na entrada de minha casa, uma pessoa ruim passou a frequentar minha casa, e o meu pesinho de jiboia começou a muchar do nada e foi secando até morrer, eu cuidadava com todo cuidado que se pode ter por plantinha.A pessoa sumiu da minha casa. Hoje tenho um outro pesinho de jiboia que amo com muito carinho

Paola disse...

Como desfaZer os encantos da planta e despachar???

jj disse...

Não tem como se desfazer dos encantos desta planta, só se você se desfizer da planta. Um conselho (que fique bem claro que eu jamais farei isso) deixe de cuidar e não regue e deixe secar por si, quando a mesma secar ponha no lixo. Espero ter ajudado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails