domingo, 1 de agosto de 2010

Carvalho: A Árvore Sagrada


* Nome Científico: Quercus sp.
* Origem: Europa.
* Regência Astrológica: Júpiter.

O Carvalho é uma grande árvore sagrada desde a antiguidade. Era venerada inclusive pelos druidas celtas. Simboliza a durabilidade, a força, o vigor e a lealdade. As folhas do carvalho são utilizadas celebrações e rituais pagãos do Samhain e Equinócio de Outono, onde as folhas são defumadas, dispostas sob o altar ou queimadas na fogueira ritualística.
Essa árvore simboliza o movimento primordial e está associada a Deusa Sibia (ou Sif) que, segundo a mitologia nórdica, é esposa do Deus Thor (o Deus do Martelo). Sif era considerada como "a mais bela das mulheres", rege as colheitas e é representada com cabelos dourados.
Muitos pesquisadores e autores* de Herbologia Mística da atualidade colocam o Carvalho na lista das dez árvores mais mágicas e poderosas de uma floresta. É uma espécie consagrada a divindades de diversos panteões, como Cernunnos (Celta), Cibele (greco-romana), Hécate (greco-romana); Júpiter (romano), Pã (greco-romano), Thor (nórdico) e Zeus (grego).
Na homeopatia o carvalho é conhecido por ser usado no tratamento de diversas doenças. São usadas as cascas de ramos jovens, folhas e frutos para combater catarros bronquiais, hemorróidas, inflamações na boca, glândulos, problemas renais e uterinos, frieiras, gengivites, hemorragia nasal, diarréia, menstruações ausentes e chulé.
Há duas variedades mais conhecidas de carvalho. Uma é o Carvalho de Inverno (Quercus petraia), que é regido por Júpiter e influenciado pela Lua. A outra espécie é o Carvalho de Verão (Quercus robur), que é regido por Júpiter e influenciado pelo Sol.

* Quem tiver interesse pode ler o livro "As Árvores Curam", de Manfred Himmel, da Madras Editora.

Um comentário:

Ricardo Lima disse...

muito bom
muitas historias contam que varios reis
resavam aos carvalhos antes de suas grandes batalhas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails