domingo, 5 de dezembro de 2010

Vaso das Três Ervas

Essa é uma prática mágica tradicional, principalmente entre alguns comerciantes com crenças místicas. Consiste em plantar três mudas de plantas consideradas "mágicas", com o objetivo de atrair a prosperidade para estabelecimentos comerciais.

Desde criança isso sempre me chamou a atenção, pois é uma prática bastante comum na região em que moro (Piauí). Para que os negócios prosperem, deve-se plantar três ervas específicas, juntas em um vaso ou em três vasos diferentes. Devem ser escolhidas três espécies entre as listadas a seguir:


- dinheiro-em-penca;
- arruda;
- comigo-ninguém-pode;
- pimenta;
- pinhão-roxo;
- espada-de-são-jorge;
- guiné (tipi).

O(s) vaso(s) pode(m) ser colocado(s) em frente ao estabelecimento comercial, e todo dia pela manhã, antes de iniciar as atividades no lugar, deve-se recitar a seguinte oração (ou outra fórmula semelhante, com suas próprias palavras):

Oração (Opção 01)
"Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados; de trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações; de trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus; de trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar, sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus ! Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José ! Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém".


Oração (Opção 02)
"Ó, Theos! Meu Deus!
Fazei brilhar a Glória de Vosso Nome e salvai-me.
Hagios, o Theos, Deus Santo, abri meu espírito!
Pan, o Theos, Deus Universal,
Que eu jamais me perca!

Banho, Flor, Esperança, Lança,
Espírito, Porta, Pedra, Rochedo:
Que aqueles que me ultrajam
Sintam o efeito de vossa Justiça.

Ó, Senhor, purificai-me por vossa Graça.
Apagai em mim as más influencias
E levai-me ao Caminho do Bem.
Vós que Reinais por todos os séculos.
Amém!".

3 comentários:

Iony disse...

Blogagem Coletiva: Cozinha de Bruxa
Vc é bruxa cozinheira, que sabe as maravilhas da arte da cozinha,da cura,da fartura?É uma pessoa curiosa no assunto?É iniciante? Vem contar pra gente!!!Faça um post em seu blog e nos mostre um pouquinho da sua Arte!Quer saber mais?? Acesse:

http://guerreirainterior.blogspot.com/2010/12/blogagem-coletiva-cozinha-de-bruxa.html

Beijos!!

simone morena flor disse...

tenho um salão de cabeleireira e gostaria de saber qual planta que poderia está colocando para atrair clientes.
fico grta .

Unknown disse...

Não é só em Piauí não...acho que no Brasil inteiro. Aqui em Sorocaba , interior de Saõ Paulo tem muito desses vasos com 3 ou atá 7 ervas!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails