domingo, 20 de março de 2011

Batata-de-Purga

* Nome científico: Convolvulus sperculatus; Operculina altissima.
* Família: Convolvuláceas.
* Outros nomes: Jalapa; raiz-de-jeticuçu; mechoacão; mechoacão-do-peru; briônia-da-américa; flor-de-quatro-horas; ruibarbo-branco; vinha-do-diabo.

Essa é uma planta bem rústica, com propriedades tanto mágicas como medicinais, mas é preciso ter cautela com seu uso, pois em altas doses ela pode ser venenosa. 

A batata da planta é depurativa, purgativa, laxativa e previne a meningite. Combate irregularidades menstruais e hemorragia nasal. Para tratar doenças, sempre deve ser usada com acompanhamento médico, para evitar complicações e envenenamentos.

É uma trepadeira mágica regida pela Lua. Quando comecei a cultivá-la, comprei algumas sementes no mercado e plantei, as sementes germinaram em poucos dias. Caso você resolva plantá-la para uso mágico, deve escolher um vaso grande, com terra bem adubada e fofa, com uma estaca de madeira enfiada no meio, para que a planta possa se enroscar. Se quiser também pode desenhar símbolos mágicos de proteção na estaca, para potencializar a magia da planta. Essa trepadeira é um concentrador fluídico e confere proteção mágica, pois absorve energias densas do local, realizando uma espécie de filtragem. 

Os ramos de batata de purga também podem ser usados em feitiços de união. Quando servem para este fim, usam-se dois bonecos de pano (representando os que devem ser unidos) e se amarra os mesmos com ramos de batata-de-purga. Depois de amarrados, os bonecos devem ser enterrados junto a raiz dessa planta, para que  a união se fortaleça a medida que a planta cresce. Se a planta murchar ou morrer, é preciso refazer o feitiço. Se as pessoas se tornarem muito "grudentas" devido aos efeitos da magia, o feitiço pode ser desfeito, basta matar a planta, desenroscar e queimar os bonecos. Esse feitiço pode ser feito para unir amigos, familiares ou amantes, mas particularmente recomendo que não se use para magias de amarração, pois creio que seria um uso muito egoísta. 


2 comentários:

FITOTERÁPICOS disse...

Já que vc trabalha com batata de purga, saberia me dia dizer onde coneguiria sementes da mesma

Rafael Nolêto disse...

Eu comprei sementes em um mercado de ervas do Piauí, mas creio que em qualquer mercado de ervas é fácil de encontrar.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails