sexta-feira, 1 de julho de 2011

As plantas e o "Fim dos Tempos"

Será que natureza, sentindo-se ameaçada, seria capaz de voltar-se contra a raça humana? Nós mesmos já pudemos presenciar várias vezes, através de noticiários, exemplos da revolta da natureza. O homem desmata, polui, devasta e muitas vezes se comporta como um verdadeiro parasita dos recursos naturais.

Nos mares, ocorre um fenômeno raro e muito curioso, conhecido como "maré vermelha". Esse fenômeno é considerado como um acidente natural, que ocorre sem muitas explicações e causa mortes de maneira indiscriminada entre os animais. Alguns cientistas acreditam que o fenômeno pode ser uma resposta da natureza a um desequilíbrio ambiental, mas as reais causas ainda não foram explicadas.
Recentemente assisti um filme que lança uma questão muito interessante aos expectadores: E se a natureza respondesse ao desequilíbrio provocado pelo homem, como seria?

O filme é "Fim dos Tempos", um suspense do premiado diretor M. Night Shyamalan, escritor e diretor de "O Sexto Sentido" e "Sinais". Fim dos Tempos conta a história de um evento que ninguém consegue deter e que ameaça a vida da população mundial ao atacar seu instinto mais básico: a sobrevivência. Mark Wahlberg, indicado para o Oscar® (Melhor Ator Coadjuvante em 2006 - Os Infiltrados), estrela como Elliot Moore, um homem comum que tenta salvar sua família de um assassino invisível e aterrorizante.

Toda a população fica aterrorizada e sem saber como prever ou deter novos ataques. Milhares morrem afetados por uma toxina desconhecida que faz com que percam o extinto de sobrevivência e cometam suicídios. Alguns acreditam que se trata de uma ameaça terrorista, mas outros afirmam que a toxina é liberada pelas plantas, que evoluiram rapidamente e cujas espécies diferentes se comunicam entre si, combinando substâncias variadas para gerar a toxina fatal. 

Ao final, aparece a cena de um cientista explicando que a toxina seria uma reação da natureza, que funciona como um mecanismo de defesa contra as constantes ameaças humanas ao meio ambiente. Apesar de tantas hipóteses lançadas durante a trama, nenhuma delas é confirmada, mas fica uma reflexão acerca dos limites do comportamento explorativo, predativo e destrutivo do homem em relação a natureza.

Ficha Técnica do Filme:
Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Spencer Breslin, Ashlyn Sanchez.
Direção: M. Night Shyamalan
Gênero: Suspense
Distribuidora: Fox Film
Estreia: 13 de Junho de 2008

4 comentários:

Anônimo disse...

Amei seu espaço, muito importante em nossa caminhada na Bruxaria!!!
Coloquei direcionamento de seus espaço em meu blog.
Com carinho,
Bruxa Jade Fênix

Anônimo disse...

Seu espaço é importante para quem estuda a arte da bruxaria!
Espaço muito especial o seu, realmente nuito instrutivo!!!

Bruxa Jade Fênix
http://casadabruxajadefenix.blogspot.com/

Rafael Nolêto disse...

Olá querida Vera,
Fico muito feliz que tenha gostado do espaço, e te agradeço muito por prestigiar o blog. Já dei uma passadinha pelo seu blog também. Abraços fraternos.

David Machado disse...

este não é um plágio de um filme B anterior "O Acontecimento"? Ainda não vi este primeiro, mas as histórias parecem bem parecidas! http://cinema.ptgate.pt/filmes/6218

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails